domingo, 11 de outubro de 2009

Católicos encerram Círio de Nazaré em Belém; evento reúne cerca de dois milhões

Multidão formada por cerca de dois milhões de fiéis acompanha procissão do Círio de Nazaré, em Belém do Pará, neste domingo (11/10/09).


Católicos participaram neste domingo do Círio de Nazaré, em Belém (PA), maior manifestação religiosa do país. Considerada patrimônio imaterial cultural do Brasil, a festa é tão importante quanto o Natal para os paraenses. Segundo estimativas da organização, cerca de dois milhões de fiéis participaram das celebrações.

Pela manhã, houve uma missa celebrada pelo arcebispo emérito de Belém, Dom Vicente Zico, no palco montado na frente da Catedral Metropolitana, na praça Frei Caetano Brandão. A procissão da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas de Belém começou por volta das 6h40. Da Catedral da Sé, a imagem da santa seguiu para a Basílica de Nazaré, onde chegou por voltas das 12h.

Divulgação
Procissão da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas de Belém (PA), durante o Círio de Nazaré, neste domingo
Procissão da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas de Belém (PA), durante o Círio de Nazaré, neste domingo


O evento terminou às 13h, após uma missa na praça Santuário de Nazaré, em frente à Basílica.

Para proteger a imagem da santa e os fiéis, o governo de Estado preparou um esquema de segurança, que contou com o apoio de homens da Guarda Municipal e da Força Nacional, além do reforço dos 1.300 homens da Guarda de Nazaré e dos 40 guardas de Nossa Senhora de Santa Maria de Belém.

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na procissão. Ele assistiu ao evento, acompanhada da governadora Ana Júlia Carepa (PT), do ministro-chefe das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, do ministro em exercício de Ciência e Tecnologia, José Elias, do prefeito Duciomar Costa (PTB), além de autoridades locais, da sede da CDP (Companhia Docas do Pará).

Dilma se disse "estarrecida" com a força da multidão e a comunhão da população em torno da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que, segundo ela, se transforma em uma espécie de onda, uma manifestação que é ao mesmo tempo de fé e dos anseios de cada romeiro.

Embarcações

Mais de 400 embarcações participaram neste sábado da romaria fluvial chamada de "Círio das Águas", em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, na na Baía do Guajará, em Belém.

Segundo a assessoria de imprensa do governo do Pará, após celebração de missa, um navio da Marinha conduziu a imagem de Nossa Senhora do trapiche do distrito de Icoaraci até o cais, na área portuária da capital.

A embarcação foi recebida com orações, aplausos, queima de fogos e chuva de pétalas de flores.

Após as homenagens nas águas, a imagem seguiu até a capela do Colégio Gentil Bittencourt, onde fica até a hora da Trasladação --procissão noturna que antecede o Círio de Nazaré.

História

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, tendo sido esculpida por São José.

No Pará, em 1700, às margens do Igarapé Murutucu (onde hoje se encontra a Basílica Santuário de Nazaré), o caboclo Plácido José de Souza encontrou uma pequena imagem da santa, que passou a ser reverenciada. Em 1792, foi autorizada pelo Vaticano a realização da primeira procissão oficial, em Belém, em homenagem à Virgem de Nazaré.

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré acontece em Belém desde o dia 8 de setembro de 1793, quando ainda era realizado nas tardes de quarta-feira. De lá pra cá, são mais de 200 anos de devoção e homenagens à padroeira dos paraenses.

Nenhum comentário: